
Há cidades que morrem lentamente.
Não através de guerras.
Nem incêndios.
Nem tragédias anunciadas nos jornais.
Elas morrem pelo progresso.
Caminhei por ruas que um dia respiraram árvores e silêncio. Agora respiram fumaça, buzinas e pressa. O ar parecia pesado, como se a própria cidade estivesse cansada de sustentar a caricatura de riqueza que criou para si.
E enquanto eu atravessava aquele cenário de concreto e ruído, encontrei o velho de chapéu.
Ou talvez tenha encontrado o fantasma dele.
Estava sentado na calçada, imóvel, ao lado de uma carroça antiga que parecia deslocada no tempo. O cavalo marrom mantinha os olhos baixos, resignados daquela forma silenciosa que apenas os animais conhecem. Havia algo profundamente cruel naquela imagem. Não miséria exatamente… mas abandono.
O abandono produzido pela modernidade.
Fiquei observando de longe.
As pessoas passavam sem vê-lo. E isso sempre me perturba mais do que o ódio. O desprezo ainda reconhece existência; a indiferença enterra.
A cidade continuava correndo ao redor daquele homem como uma máquina descontrolada. Ônibus vomitando trabalhadores cansados. Carros importados cuspindo música alta. Homens engravatados carregando o próprio vazio em copos de café e olhares mortos.
E ali estava ele.
O velho de chapéu.
Uma ruína viva diante de uma cidade que já não tolera aquilo que não produz lucro imediato.
Soube depois que ele construiu a própria carroça com as mãos. Que trabalhava sem patrão. Que tinha terra, rio, árvores, peixes… liberdade. Palavra perigosa essa. O sistema moderno odeia profundamente qualquer ser humano que descubra como viver sem coleira.
Então a cidade cresceu.
E crescimento, quase sempre, significa assassinato disfarçado de evolução.
As árvores desapareceram primeiro. Depois o rio adoeceu. Depois vieram os prédios, os condomínios, os helicópteros, o barulho constante de uma civilização que confunde movimento com significado.
E então, inevitavelmente, veio o vazio.
Porque toda riqueza construída sobre destruição espiritual termina apodrecendo por dentro.
Parei diante de uma vitrine enquanto a chuva fina começava a cair sobre o asfalto quente. Vi meu reflexo misturado às luzes artificiais da cidade e pensei em quantas pessoas vivem exatamente assim: revestidas de brilho externo para esconder a decomposição silenciosa da alma.
As festas luxuosas.
As drogas recreativas.
Os carros enormes.
Os relógios caros.
Os sorrisos treinados.
Tudo pequenas barricadas frágeis contra o horror absoluto de perceber que se perdeu a própria paz.
E o pior é que eles sabem.
Todos sabem.
Por isso precisam de mais ruído. Mais excesso. Mais distração. O silêncio os destruiria em poucos minutos.
O velho, porém, parecia silencioso demais para este novo mundo.
Talvez por isso tenha sido expulso dele sem perceber.
Passei boa parte da tarde pensando nisso enquanto escrevia perto da janela. A cidade seguia rugindo lá fora, elétrica, frenética, desesperada para convencer a si mesma de que ainda estava viva.
Mas eu conheço cadáveres bem vestidos quando os vejo.
E há algo morto nessas cidades modernas.
Algo que não volta mais.
Talvez seja a dignidade. Talvez seja a contemplação. Talvez seja simplesmente a capacidade humana de existir sem transformar tudo em mercadoria.
Quando anoiteceu, ouvi um helicóptero cruzando o céu escuro. O som atravessou o quarto como uma lâmina. Fechei os olhos por um instante e imaginei o velho de chapéu olhando para cima, tentando falar com Deus… e recebendo apenas hélices como resposta.
Que símbolo brutal do nosso tempo.
Agora escrevo estas últimas linhas com a sensação amarga de quem testemunhou um funeral que ninguém percebeu acontecer.
A cidade continua rica.
Os bares continuam cheios.
As luzes continuam acesas.
Mas o rio morreu.
As árvores morreram.
O silêncio morreu.
E talvez o mais trágico de tudo seja isto:
As pessoas ainda chamam isso de progresso.