Luna Bela Morte
Scriptura aeternitatis obscurae.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
10/11/2025 18h10
Do prazer em ler o Terror

 

Voltei ao meu caderno com o cheiro de vela nas mãos e a insistente necessidade de explicar (a mim mesma, aos que perguntam, e aos curiosos) por que o terror me prende como uma dor bonita. Há quem trate o gosto pelo macabro como desvio; eu o trato como profissão de fé. E, como toda fé, sustenta-se em um porquê que merece ser ouvido.

 

Ler terror não é só buscar sustos baratos. É procurar a verdade despida. Quando mergulhamos em uma história que nos arranca do conforto, nosso corpo reage: o coração acelera, a pele se arrepia, a mente acende alarmes ancestrais. Pesquisas sérias mostram que esse prazer paradoxal (buscar medo num ambiente seguro) envolve mecanismos psicológicos que nos permitem experimentar e dominar o terror, como forma de excitação controlada e, por vezes, de exercício de resiliência emocional. Essa experiência tem raízes na nossa biologia e na maneira como processamos risco e emoção.

 

Há também o aspecto estético: o grotesco e o sombrio nos revelam aquilo que a superfície civilizada tenta esconder. O leitor de horror não quer apenas o monstro; quer o espelho que o monstro segura. Ao encarar o abismo em palavras, aceitamos a finitude, a ferida, a culpa, a culpa transformada em conversa íntima com o desconhecido. Essa intimidade com o medo produz epifanias; pequenos incêndios que iluminam o que antes estava soterrado. E, ironicamente, ao encarar o terror ficcional, aprendemos a viver um pouco melhor na vida real: conhecemos limites, reconhecemos fragilidades, tornamo-nos mais honestos com nossa própria sombra. (Há quem chame isso de catarse; eu chamo de alfabetização do medo.).

 

Culturalmente, o horror exerce papel de laboratório do humano: testa moralidades, imagina extremos, e ensaia soluções que a razão não admite em voz alta. É por isso que poetas e prosadores sombrios moldaram tanto o gosto dos leitores que buscam algo mais que arrepios; buscam compreensão. Edgar Allan Poe, por exemplo, foi mestre em transformar uma sensação íntima (o pavor, a culpa, a alucinação) em narrativa que continua a nos ensinar como ler o medo como linguagem. Seus contos não são apenas histórias de morte; são anatomias da mente humana.

 

Mas a influência não é só gótica anglo-saxônica. Entre os que me ensinaram a fazer do sombrio uma beleza absoluta, estão vultos que não têm medo de sujar-se de ciência, morte e desejo. Charles Baudelaire reinventou o feio como poema e fez da decadência matéria-prima para a beleza; aquela beleza que arde e envenena ao mesmo tempo. Sua ideia de modernidade como ruína poética é um mapa para quem quer escrever sobre o mal e torná-lo sedutor.

 

No nosso quintal literário, Augusto dos Anjos estilhaça a linguagem para mostrar o que lateja por baixo: o corpo, o verme, o tédio cósmico. Sua poesia é como um bisturi que expõe o motor biológico do medo e da melancolia; um banho de realidade crua que prepara qualquer leitor para a experiência do horror sem ornamentos.

 

Já Anne Rice modernizou o romance gótico, transformando vampiros em criaturas de desejo, em confissões de imortalidade e solidão. Ela mostrou que o terror pode ser também erotismo existencial; que a criatura monstruosa pode ser o espelho do humano que ama demais e teme o tempo. Rice reavivou o imaginário sombrio para o público contemporâneo, provando que a tradição gótica é terreno fértil para reinventar obsessões.

 

Se me pedem influências e recomendações, recorro a quem me deixou cartas de fogo e punhais de verso. Não porque sejam cânones intocáveis, mas porque cada um deles me deu ferramentas para entender e escrever o terror em sua diversidade:

  • Charles Baudelaire — Les Fleurs du Mal (procurem a densidade do mal e a beleza suja que ensinou a enxergar o feio como sublime).

  • Augusto dos Anjos — Eu (um soco de honestidade biológica e existencial; ler é sentir o corpo em linguagem).

  • Álvares de Azevedo — Noite na Taverna e Lira dos Vinte Anos (romantismo sombrio, narrativa que brinca com o grotesco e o sublime).

  • Florbela Espanca — Livro de Mágoas e sonetos (a dor amorosa que rasga, a poesia que vincula sexo, morte e desejo).

  • Edgar Allan Poe — contos como The Tell-Tale Heart, The Fall of the House of Usher e poemas como The Raven (a arquitetura do medo psicológico).

  • Anne Rice — Interview with the Vampire (e a crônica dos vampiros) para quem quer ver o horror como elegia do desejo e da imortalidade.

 

Leiam esses livros como quem entra numa sala trancada: sem pressa, atento a cada móvel escondido, disposto a aceitar que o lugar não será mais o mesmo quando saírem. Não se trata de nutrir tristeza gratuita; trata-se de treinar os músculos da percepção. Ler terror é uma escola de lucidez: aprendemos a nomear os medos, a domesticá-los, a reconhecê-los na pele alheia.

 

E se me permitem uma confissão final, fora da retórica acadêmica: escrever e ler terror me tornam viva de uma maneira que nenhuma alegria fácil consegue. O horror, quando bem escrito, não apaga a ternura; a expõe. Ele me ensina a ser humana com mais honestidade, e é por isso que, entre todas as trevas, escolho permanecer, com a caneta, a vela e o olhar atento.

 

— Luna Bela Morte

 

Publicado por Luna Bela Morte
em 10/11/2025 às 18h10
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.