Hoje trago uma reflexão que mergulha na psicologia do medo, na estética do gótico e no magnetismo da decadência.
Aqui eu tento explorar um pouco de como o terror desperta sensações de vida, como o grotesco pode ser belo, e por que o abismo (quando olhado de perto) às vezes reflete o que há de mais humano.
Há algo de belo no que apavora. Sempre houve.
Talvez porque a morte, em sua nudez silenciosa, seja a única verdade que não se mascara, e o ser humano, em sua vaidade imortal, tema mais a honestidade do que o fim.
O medo é a forma mais pura da presença. Quando ele toca a pele, tudo se torna real: o sangue pulsa, o ar pesa, e a alma recorda que ainda habita um corpo. Por isso o terror é viciante; ele devolve ao espírito a sensação de existir.
Na penumbra, há sinceridade.
A beleza que a luz oculta floresce entre as rachaduras do medo. Cada sombra contém uma promessa, e cada calafrio é um convite. O grotesco, o mórbido, o trágico; tudo o que a sociedade chama de feio, é apenas o espelho que revela a fragilidade humana, nua, sem verniz.
Por isso amo o sombrio.
Ele não finge ser o que não é.
Enquanto o mundo cobre a podridão com sorrisos e flores, o escuro a aceita, a embala, e a transforma em arte.
A beleza da morte não está em seu silêncio, mas no que ela desperta antes de chegar: o reconhecimento do efêmero, o beijo frio do inevitável.
E assim, entre velas e ecos, continuo escrevendo.
Não para glorificar o fim; mas para lembrar que é nele que a vida, enfim, se revela.